top of page

RESUMO DAS OFICINAS

Título - REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Proponente: Jean - Equipe PIBID- Ciências Naturais

Resumo :

Há tempos, o lixo destaca-se como um dos principais problemas ambientais. A escola, como local de formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, tem fundamental importância na abordagem de questões relacionadas à produção e destinação do lixo. Esta oficina, desenvolvida para aplicação com alunos do Ensino Fundamental, propõe a reutilização de materiais comumente descartados no lixo doméstico, como por exemplo, garrafas de vidro e de plástico, potes de margarina e maionese, copos descartáveis, papelão ondulado e embalagens do tipo “tetra pak”, de forma funcional e criativa.

Título - OS RIOS E SEUS POEMAS: EXPERIÊNCIA DE DIÁLOGOS CRÍTICO-CRIATIVOS

Proponente – Tovar

Resumo:

A oficina Os rios e seus poemas: experiência de diálogos crítico-criativos procura constituir-se como tempo-espaço que propicie a convergência de afetos e saberes em torno da figura do rio, entendido enquanto fenômeno natural, mas também simbólico fortemente assentado no imaginário coletivo. Tencionamos criar com o grupo de participantes um momento de sensibilização que propicie a produção de diálogos críticos e objetos estéticos - na forma de textos literários escritos ou desenhos. Objetos esses que dialoguem com aquilo que cada um dos presentes experienciou (experiencia) em sua relação com o rio, os rios, os cursos de água que podem ser tomados como sínteses vivas da qualidade geral da vida social contemporânea, bem como dos saberes que nela circulam. O corpo sinuoso do rio que atravessa a cidade, o aquoso corpo humano que também passa, mas como? Que se sucede com ambos nos passos dessa travessia? Perguntas como essas serão formuladas, de modo a problematizarmos o lugar do rio - do Rio Pomba, por exemplo – e de nós mesmos nas relações com ele(s). Para tanto, compartilharemos fotos, pinturas, poemas e reflexões de modo a suscitar o engajamento dos presentes. Metodologicamente, adotaremos os seguintes momentos: exposição, diálogos, criação, compartilhamento das produções em varais no local destinado à oficina.

Título - ALIMENTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTO

Proponentes: Beatriz Blanc Santiago; Fransuelen Almeida Tierno; Yanna Oliveira Simões Lucas; Glaucia Ribeiro Gonzaga

Resumo:

A alimentação tem se tornado um tema de interesse da maioria das pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida. O esclarecimento sobre a importância do aproveitamento integral de alimentos é fundamental para a melhoria do estado nutricional, assim como para a utilização de forma alternativa desses alimentos. Além da explicação e incentivo sobre reaproveitamento dos alimentos há outras maneiras de desenvolver o tema através de jogos didáticos que é uma maneira dinâmica e atrativa proporcionando uma boa oportunidade para melhores práticas e comportamentos nutricionais visando uma vida mais saudável. Na oficina sobre a Alimentação e Reaproveitamento de alimentos são enfatizados conhecimentos adicionais sobre o tema, proporcionando, através de apresentações expositivas e práticas, a elaboração de novas receitas, saudáveis e criativas para o dia a dia; um jogo didático sobre alimentos e suas funções nutricionais; e como se faz o processo de compostagem, com os objetivos de uma sensibilização acerca do consumo e uso de outras partes dos alimentos que seriam descartados com o intuito de favorecer a saúde e o bem estar das pessoas, para uma melhor qualidade de vida.

Título - Rezadeiras, Benzedores e Raizeiros: um ofício em extinção?

Proponentes: Joelma Bernardes, Thiara Lugão, Luciana Orsaia e Maristela Barenco

Número de Participantes: 20

Resumo:

Esta Oficina nasce motivada pelo grupo de pesquisa, que vai ao encontro de senhores e senhoras - rezadores, benzedores e raizeiros-, que existem e resistem no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo na região de Santo Antônio de Pádua e Miracema. Tais saberes envolvem uma prática de fé, o conhecimento e o uso de ervas medicinais e saberes ancestrais, passados de pais para filhos. Nosso trabalho, de cunho epistemológico, tem como objetivo afirmar a legitimidade destes saberes e destas pessoas, indo ao encontro delas para ouvi-las em suas histórias e saberes e socializá-las como experiências sociais e culturais locais. Nesta Oficina trabalharemos, a partir de Boaventura de Sousa Santos, os sentidos das diversas epistemologias, promoveremos um diálogo entre saberes ancestrais locais e saberes acadêmicos, e desenvolveremos algumas dinâmicas com o uso e reconhecimento das ervas medicinais e chás.

bottom of page